002-13Primeira-dama Aline Peixoto com o governador Rui Costa e o vereador
Ramon Fernandes 
em recente evento na Câmara de Vereadores de Jequié. 

A Câmara Municipal de Jequié realiza Sessão Solene, nesta quinta-feira, dia 07, para a outorga da Comenda “Dr. Celi de Freitas – Cidade de Jequié” a senhora Aline Fernanda Almeida Peixoto, enfermeira, professora, empreendedora, primeira-dama do estado da Bahia. Em sua justificativa, o autor da propositura, vereador Ramon Fernandes destaca sua atuação na saúde coletiva e no voluntariado. Cita suas ações como presidente das Voluntárias Sociais da Bahia, a exemplo dos programas:

Programa Cultura, Arte e Lazer: Realizado pelas Voluntárias Sociais da Bahia, em parceria com os Projetos Camerata para Todos, Formação de Plateia, do Balé e Orquestra do Teatro Castro Alves, priorizando as crianças e adolescentes das comunidades de baixa renda, desenvolvendo e estimulando valores culturais e artísticos, através do acesso às fontes de cultura e o exercício da cidadania.

Programa de Acompanhamento à Família: O Programa de Acompanhamento à Família, inclui socialmente famílias em situações de vulnerabilidade social e econômica na capital, através de encaminhamento aos serviços da rede de proteção social e intervenções emergenciais, definidas após visita domiciliar pela equipe do Serviço Social que dá o diagnostico final para cada situação. 340 famílias foram atendidas e contempladas com cesta básica e outros serviços em 2015 e outras 300 em 2016.

Programa de Aprendizagem – Jovem Aprendiz e Mais Futuro: O programa Jovem Aprendiz é um instrumento de formação profissional e integração social, que possibilita aos jovens serem admitidos na condição de aprendizes, para desenvolverem as suas qualificações através de treinamento, visando aquisição de conhecimentos teóricos e práticos de um ofício ou ocupação. 748 jovens foram admitidos como aprendizes através de convenio com várias empresas em 2015 e 293 em 2016.

Programa Água Saudável: São ações voltadas para melhoria da água consumida pela população. Visa orientar as lideranças comunitárias e gestores, conjuntamente com agentes comunitários de saúde e ou profissionais da vigilância sanitárias das Unidades de Saúde. Foram contempladas uma média de 25.600 pessoas.

Programa de Melhoria da Saúde Materna e Neonatal: O Programa de Melhoria da Saúde Materna e Neonatal é realizado em parceria com órgãos governamentais e não governamentais, através de ações socioeducativas voltadas às gestantes em situação de vulnerabilidade social, objetivando o incentivo à realização do pré-natal e consequentemente a redução dos indicadores de morte materna e neonatal. Foram contempladas 4.318 gestantes.

Bazar Social: com Arrecadação de R$ 240 mil em Prol da Construção da Equipoterapia de Jequié: O Bazar Social é realizado todos os anos pelas Voluntárias Sociais da Bahia e tem como objetivo arrecadar recursos para possibilitar a realização de diversas ações para as comunidades carentes de Salvador.

Primeiro Encontro de Mulheres Solidárias – que resultou na arrecadação de enxovais para bebê e para idoso. Enxovais estes usados para contemplar várias pessoas de Salvador e Região Metropolitana.

Parcerias com Casa Cor Bahia 2015: Parceria firmada entre as VSBA e a tradicional mostra de decoração e arquitetura.

Parceria com Ivete Sangalo e a Orquestra Neojibá.

Campanhas Realizadas: Campanha em Prol do Munícipio de Santo Amaro; Campanha Salvador Solidária.

Feiras Realizadas: Feira “Mãe, Mulher Guerreira” – onde foram oferecidas vários serviços para cerca de 2131 pessoas em 2015 e 1940 pessoas em 2016.

Programa Saúde da Mulher: Cerca de 200 mulheres do centro norte da Bahia (9 cidades) foram submetidas a inserção de dispositivos intrauterinos (DIU), no Hospital Padre Paulo Felber, em Miguem Calmon. A ação faz parte do Programa Saúde da Mulher, idealizado pela primeira-dama do Estado e presidente das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), Aline Peixoto, em parceria com a Fazenda Molhadinha, localizada na região. O programa realizou uma etapa em Salvador para 100 mulheres e 300 mulheres em Jequié.

Grupo Mulheres Voluntárias: Ajudar creches comunitárias de Salvador, foi realizada uma reforma na Creche Escola Comunitária São Miguel, no bairro de fazenda Coutos III.

Ações Incentivadas pela Primeira-dama em Jequié: Período 2015 a 2017.

Equoterapia – construção de equipamento em parte do terreno do Parque de Exposições de Jequié para implantação do projeto de trabalho com criança portadores de deficiências em parceria com o Sindicato Rural de Jequié e a Associação Jequieense de Hipismo e Ecoterapia.

Construção do anexo e reforma do HGPVI – tornando o maior hospital do interior da Bahia.

Construção da Policlínica Tipoll – especialidade de média complexidade.

UPA – Unidade de Pronto Atendimento Tipol – Apesar de ser uma unidade para ser mantida pelo município, por falta de condição financeira será gerenciada pelo Estado da Bahia – SESAB já em processo licitatório, para iniciar atendimento.

Mutirão de Cirurgias Eletivas – Ação realizada pela Secretaria de Saúde do Estado – SESAB, com objetivo de reduzir a fila de espera para 6 procedimentos médicos: cirurgias de vesículas, hérnia, CA de próstata e mama, útero e mioma. Beneficiando 1300 pessoas.

Instalação da CIPE – Companhia Independente de Polícia Especializada – localizada no DERBA, atendendo a Jequié e outros 48 municípios do Vale do Rio das Contas do Jequiriça.

Construção do SAC – Serviço de Atendimento ao Cidadão, localizado na Av. Otávio Mangabeira.

Pavimentação asfáltica do acesso ao Parque de Exposições.

Programa Saúde da Mulher – inserção de dispositivos intrauterinos (DIU) em 300 mulheres. Ação realizadas no Hospital Prado Valadares.

Por tudo o que acima foi relatado a respeito dos relevantes serviços prestados à nossa comunidade pela primeira-dama do estado, Srª. Aline Fernanda Almeida Peixoto, julgamos justo que essa Casa de Leis outorgue a mesma a Comenda “Dr. Celi de Freitas – Cidade de Jequié”. O Projeto foi aprovado por unanimidade.