DSC_0565

O vereador Adriano Guião apresentou o Requerimento 270/2017 em que reivindica um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) no Loteamento Bom Sossego, bairro Jequiezinho.

“Justificamos que esta localidade conta com alto índice de famílias em situação de vulnerabilidade e risco social. Entendemos que o CRAS é a porta de entrada para o acesso aos serviços de proteção social de famílias e indivíduos que vivem em situação difícil causada pela pobreza, privação e/ou fragilização de vínculos afetivos, de relacionamento familiar ou comunitário, e de pertencimento social, assim, pedimos uma atenção especial em relação a esta população que necessita dos serviços do CRAS”, argumentou.

Adriano Guião sustenta que o CRAS “é um espaço de grande importância, onde pessoas têm suas necessidades e potencialidades identificadas, e são encaminhadas para a rede de serviços sócio assistenciais, como os serviços de educação, saúde, obtenção de documentos e outros”.

Sobre o CRAS:

O Centro de Referência da Assistência Social – CRAS consiste no atendimento e acompanhamento a grupos familiares e, ou indivíduos que se encontram em situação de vulnerabilidade social, ou com dificuldade de prover a proteção básica e a socialização de seus membros, buscando fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos e promovendo o acesso e usufruto de direitos, articulado à rede de proteção social local.

As principais atividades desenvolvidas são: inserção das famílias nos serviços de assistência social local; busca ativa; promoção do acesso a benefícios e programas de transferência de renda; encaminhamento ao Cadastro Único do Governo Federal e atualizações do cadastro do Programa Bolsa Família; encaminhamento da população local para as demais políticas públicas sociais; oficinas socioeducativas e palestras; grupo de adolescentes e atendimento psicossocial.